MaisonCharlo-Post-RedesSociais.038

Valentine’s Day – Por que não se valer desta data para impressionar alguém que se gosta muito?

  • Saiba mais1320
  • Likes0
  • Avaliar12345

 

Estava por esses dias verificando minhas redes sociais quando uma amiga me desejou um “feliz dia do amigo” com uma mensagem bonita lembrando algumas das tantas situações que já vivemos juntas ao longo da nossa amizade.

Achei realmente legal da parte dela essa atitude, mas logo depois me surpreendi por não ter tido a ideia de fazer o mesmo. Foi então que me dei conta de que eu simplesmente não sabia que dia 4 de fevereiro era dia do amigo. Mas também não era para menos: dia 4 de fevereiro não é a data conhecida por ser dia do amigo.

Pesquisando mais tarde, descobri que a criação desse dia foi mais uma jogada do Facebook que, ao completar 12 anos, resolveu presentear as pessoas da rede com a oportunidade de saudar o seu amigo. Logo, como ocorre frequentemente com a internet, isso viralizou e muitas pessoas passaram a aceitar aquele como o dia oficial do amigo sem se perguntar como esse dia havia “nascido”.

Depois disso, pensei melhor. Como surgem tais datas comemorativas e feriados? É interessante pensar em como alguns elementos podem adquirir diferentes significados dependendo da família ou até mesmo do lugar em que se vive. Estamos cheios de exemplos disso pelo mundo e era aqui, neste ponto, que eu queria chegar. Vejamos o mês de fevereiro, por exemplo. Serve para comemorar o carnaval aqui no Brasil, o dia do amigo versão Zuckeberg, mas também para comemorar, no dia 14, o Valentine’s Day ou dia da amizade. Mês cheio!

Enquanto aqui no Brasil os foliões se divertem, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa como Portugal a atenção está voltada para o dia de São Valentim. Equivalente ao nosso dia dos namorados em 12 de junho, essa data tem a sua versão de origem mais popular no Império Romano, com o bispo Valentim. Ele, contrário às ordens do imperador Cláudio II que proibira os casamentos em época de guerra por achar prejudicial aos soldados, continuou a fazer as cerimônias em segredo. Quando descoberto, foi preso, mas acabou se apaixonando pela filha do carcereiro e, antes de ser morto, escreveu uma carta à amada assinada como “do seu Valentim”. Por esse motivo, a data leva o nome do bispo e as pessoas que se amam costumam trocar cartões expressando seus sentimentos.

Mas há outras histórias sobre o surgimento dessa data. Basta uma busca rápida na internet para verificar isso. Umas delas tem a ver com a festa chamada Lupercais celebrada também no dia 14 de fevereiro em honra à deusa Juno e o deus Pan, na Roma antiga. Com duração de três dias, os jovens que tinham seus nomes sorteados se juntavam e namoravam durante a festa, podendo até casar depois. Além disso, a data marca o início da primavera, quando os pássaros começam a formar casais e migrar para o hemisfério norte.

Todas estas passagens contribuíram para que o Valentine’s Day ganhasse cada vez mais força no imaginário popular em certas regiões do mundo se tornando, hoje, uma data muito especial, tanto que não são apenas os casais de namorados e noivos que aproveitam esse dia para expressar todo o amor que sentem um pelo outro. Pais, filhos e amigos participam dessa festividade da mesma forma trocando presentes, flores, chocolates e os tradicionais cartões com belas mensagens de amor.

Então, por que não se valer desta data para impressionar alguém que se gosta muito? Aproveitar a chance para mostrar para aquela pessoa especial o quanto você gosta dela, fazer uma surpresa, reviver alguns dos melhores momentos passados juntos? Diante de tantos compromissos, da rotina em que nos encontramos nos dias de hoje, um momentinho de escape como o que o Facebook propiciou no dia 4 não cairia nada mal. Não tem problema que o dia dos namorados ainda esteja longe no Brasil, celebrar o amor nunca é demais e usar o dia 14 para isso é só mais uma forma criativa de fazê-lo.

Que tal um jantar, almoço ou até mesmo um lanche especial? Um passeio diferente? Um momento único e que, mais tarde, possa ser recordado? E que tal tudo junto? Ótimos filmes têm a sua estreia prevista aqui no Brasil na semana do Valentine’s Day, além disso, um jantar pode se tornar ainda mais especial quando preparado por nós mesmos, quando podemos cuidar de todos os detalhes, inclusive a decoração e, assim, deixar tudo ainda mais exclusivo, reservado e aconchegante. Tudo com a “nossa cara”.

Aliás, tanto quanto o jantar, os piqueniques são válidos e muito bem-vindos. Dia 14, domingo, verão. Passeios ao ar livre são perfeitos! Em São Paulo existem ótimos parques que servem para o programa. Mas, para quem prefere mais agitação e curtir com os amigos, os bares da Vila Madalena estão sempre em alta e funcionando a todo vapor para isso!

Como se pode ver, opções não faltam para que você surpreenda a pessoa amada. Um amigo, o pai, seu companheiro. Não importa. O importante é não desperdiçar as chances que temos de fazer alguém feliz, de sorrir, de viver ao lado de quem se ama. Aproveite!


, , ,

Comments are closed.

Razão Social: Sautlink Serviços de Informações e Comércio Eletrônico LTDA (Grupo Sautlink) - Endereço Fiscal: Rua Praia do Castelo, 99 Conj 42 - São Paulo - SP - CEP 04362-020 - Endereço Comercial: Rua Flórida, 1738 conj. 121 - São Paulo / SP - CEP 04565-001 - Telefone Comercial (11) 2500-2226 - Inscrito no CNPJ.: 12.031.849/0001-01